Não sei como é que isto surgiu mas sempre que há um jantar, um fim-de-semana ou qualquer coisa que se comemore, eu sou a responsável pelos doces. Parece que tenho jeitinho para sobremesas, bolos e afins. E o bom disto tudo é que só de os fazer, nunca tenho grande vontade para os provar… Caso contrário rebolava mais ainda! 
E resolvi que seria giro partilhar com vocês alguns dos doces que faço. E para começar, algo bem simples e rápido de se fazer: 
retirada daqui.
Ingredientes:
de acordo com a receita original
1 kg de maçãs reinetas cortadas grosseiramente,
100 g de açúcar 
uma raspa de laranja
1/2 colher de chá de canela
3 cravinhos (não usei)
400g de massa folhada
1 ovo batido
Receita:
1. Encher um pirex com as fatias de maçã. Misturar o açúcar, a raspa de laranja e a canela e polvilhar por cima das maçãs.
2. Estender a massa numa superficie previamente enfarinhada e cortar 1cm do rebordo. Pincelar o rebordo do pirex com o ovo, colocar essa tira de massa e voltar a pincelar com o ovo. Cobrir o pirex com a restante massa e pressionar bem para selar.
3. Aparar a massa e fazer um rebordo. Com a massa que sobra, voltar a esticá-la e com cortadores de bolachas, cortar pequenas formas (ex: corações, quadrados, etc). Colocar os recortes de massa na tarde e pincelar tudo com o ovo. Polvilhar com um pouco de açúcar e canela, se desejado.
4. Pré-aquecer o forno a 200ºC. Cozer durante 20 a 25 minutos, até a massa estar folhada e dourada. 
E foi este o resultado da tarte. Esperava que ficasse mais alta, mas acho que para primeira, não saiu nada mal. E só pelo cheirinho delicioso que ficou na cozinha, acho que já valeu a pena. 
Com a massa que sobrou, fiz uns rolinhos de canela e açúcar. 
Foi uma solução rápida para não desperdicar a massa, mas parece-me que irei apostar nisto para os jantares e fins-de-semana. É rápido de se fazer e devem estar muito bons!  
Quanto à tarte, não sei dizer-vos se está boa ou não porque ainda não foi cortada, mas espero que sim. Será a sobremesa para o jantar de hoje e um miminho especial para a mãe. No entanto, com o final das férias e o regresso ao ginásio, acho que só irei mesmo provar. Há que voltar a entrar na linha! 
Eu sei que as fotos poderiam estar melhores… Prometo que o próximo doce será mais favorecido nas fotos. 
Para os próximos posts prometo macarons (que para já saíram maus…), bolachas, brownies e tiramisus. Curiosos? Na agenda das próximas semanas há uns quantos jantares e reuniões de amigos, por isso, parece-me que vou passar algum tempinho de volta dos doces. Mas apenas a fazê-los! 
_____
Quanto ao post anterior, confesso que fiquei feliz com os vossos comentários. Não esperava um feedback tão positivo. Mas também é certo que quem enfia a carapuça, não iria comentar. Mas no meio de tudo, não houve um único comentário malicioso (até agora), e fico feliz por ver que há mais pessoas a valorizar a qualidade e a personalidade de cada blog. Só mostra que no meio de muita falta de conteúdo, ainda há bastantes blogs e bloggers que vale a pena ler e considerar.