Porque este blog vai muito além das modas e dos produtos que por aí existem para nos deixar mais bonitas, achei que deveria partilhar esta iniciativa com vocês.
O projecto Por Um Objectivo é daqueles que deveria servir de exemplo a muita gente e servir de impulso para se criarem tantos mais como este. Em colaboração com a Plataforma Portuguesa das ONGD (Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento), três jovens procuraram criar um projecto “com sentido de cidadania activa e que envolvesse a sociedade civil”.
Como o próprio nome do projecto indica, aqui luta-se por um objectivo. Conceito base? “Através da música, somos capazes de fazer a mudança!”. Juntaram-se 8 bandas com 8 objectivos – os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio. Cada uma escolheu um objectivo e comprometem-se a agir de acordo com o mesmo. Destes objectivos são traçadas metas a cumprir, mas também nos são dados a conhecer diversos factos sobre cada um deles… E que nos deveriam deixar a pensar! 
E quais são as bandas associadas a este projecto? Os Orelha Negra, os Moonspell, os Souls of Fire, o Noiserv, o João Só e os Abandonados, os Easyway, os Humble e Nu Soul Family. 
Estas fazem ainda parte da construção de um mural. Neste, foram pintadas várias ideias associadas à ideia central do projecto, de onde consta uma lista com todos os objectivos apoiados. A cada um deles está associada, então, uma banda, pela ordem que descrevi acima. 
Desde 31 de Agosto que foram colocados pequenos passatempos no facebook do projecto para se ir descobrindo quais os objectivos da bandas que estariam envolvidas. E tudo isto irá resultar numa gala prevista para a próxima quarta feira. Esta gala será na Fundação Oriente, em Alcantara e serão homenageadas as oito bandas que deram voz a este projecto. Será ainda apresentada uma música inédita, gravada por todos os músicos envolvidos. 
A gala está restrita a convite, mas quem estiver interessado ainda pode ganhar convite! O projecto está a oferecer 10 convites duplos. Para isso basta que enviem um e-mail para geral@por1objectivo.org a dizer qual o objectivo que mais se relaciona com vocês e, claro, porquê. As 10 melhores frases poderão estar na gala.
Mas se não não conseguirem estar por lá, poderão sempre acompanhar a gala online – no facebook do projecto
Acompanhem ainda no twitter, no youtube e no flickr.
Percam uns minutos a explorar o site do projecto, a conhecê-lo um bocadinho mais. Vale a pena tomar conhecimento destas iniciativas e deixarmo-nos sensibilizar por elas. E se possível, participar e agir! 
Deviam existir mais assim!