Fotografia: Garance Doré

Com o começo de um novo ano, tendemos sempre a fazer novas resoluções e a querer ter mais cuidado connosco. No aniversário da Hella, no domingo passado – já lhe deram os parabéns? – ofereceram-lhe um livro que se chama Eat Beautiful e que me deixou ainda mais curiosa com a questão do aspecto da nossa pele.

Sabiam que há imensos erros do nosso dia-a-dia que afectam a forma como a nossa pele está? E já nem falo da alimentação que sabemos que influencia muito vários aspectos do nosso corpo e bem-estar, mas sim de erros regulares e que nós conseguimos – perfeitamente – evitar!

// Não beber água suficiente 
Sejam honestas: quantas de vocês bebem, pelo menos, litro e meio de água por dia? Eu tenho sempre uma garrafa de água comigo e esforço-me para a beber todinha até ao final do dia. Confesso que já fui mais regular mas sei bem o quanto a minha pele está mais limpa e glowy quando bebo maiores quantidades de água. O próximo passo é forçar-me a beber um copo inteirinho de água mal acordo!

// Dormir com a maquilhagem
Aqui nunca serei culpada. Mas quantas de vocês não foram já para a cama, depois de uma festa ou de um dia comprido, sem tirar a maquilhagem? É algo que não consigo mesmo fazer, independentemente do meu grau de cansaço porque faz um mal terrível à nossa pele.  Mas se, ainda assim, acontece deitarem-se várias vezes sem tirar a maquilhagem, optem por ter toalhitas desmaquilhantes na mesinha de cabeceira! É melhor que nada…

// Só aplicar hidratante à noite
E aqui não há desculpas. Limpam a pele e hidratam-na à noite, verdade! Mas durante a noite, toda a vossa pele se alimenta e regenera com os produtos que lhe aplicam – e estes não duram até de manhãzinha. E acreditem que não estão a hidratar em demasia. Quando se levantam e vão à casa de banho, voltam a limpar o rosto e aplicam uma camada do hidratante diário. É apenas um passo extra mas que faz toda a diferença para as agressões que a vossa pele vai sentir ao longo do dia.

// Deixar o protector solar só para a praia 
Não hidratar de manhã é um big no no. Mas achar que o protector solar é apenas válido para a praia, deveria ser considerado pecado! Já todos sabemos que o sol e os seus anos não aparecem apenas dos dias de praia. É o último passo da vossa rotina, antes de começarem a aplicar a maquilhagem. E já são várias as marcas que têm protectores solares adaptados ao nosso dia-a-dia para que não sintam que a vossa pele está mega oleosa ou que é uma textura demasiado espessa. Em última instância, se quiserem cortar com este passo, procurem hidratantes que, por si só, já têm um alto factor de SPF.

// Não limpar o telemóvel
Deixei este para último porque sou super culpada aqui… A não ser que lavem as mãos a toda a hora durante o dia, já pensaram na quantidade de porcaria que se acumula no ecrã do nosso telemóvel? E let’s be real here: nós passamos o dia agarradas a ele! Encostá-lo ao nosso rosto sem o limpar, é encostar todas essas bactérias à nossa pele. Nem que seja com um lenço de papel (mas uma toalhita é sempre melhor!), vou ter que ganhar o hábito de limpar o telemóvel ao longo do dia. Ewww.