No passado dia 30 fui conhecer a exposição “A Casa de Hoje”, no MUDE, comemorativa dos 10 anos das lojas IKEA em Portugal. Acreditam que já passaram 10 anos desde que as nossas casas tiveram esta remodelação sueca? Mas, ainda assim, as nossas casas continuam muito portuguesas… 

 
Até 30 de Novembro poderão descobrir como os portugueses vivem nas suas casas graças à exposição “A Vida em Casa – 10 anos IKEA em Portugal”. Sabiam que temos características muito típicas que nos destinem de todos os outros países? Os nossos sonhos, as nossas rotinas e os nossos desafios são nossos e moldam-se nas nossas casas! 
Há dez anos que a IKEA procura saber mais sobre os hábitos domésticos portugueses, através de estudos e até de visitas a casas portuguesas, tudo para que os artigos das lojas sejam inovadores e que se enquadrem no nosso dia-a-dia. E é desta pesquisa que surge esta exposição que nos faz conhecer profundamente o que é uma habitação portuguesa.
Nesta exposição poderão saber várias curiosidades como quais os edifícios mais comuns em Portugal, qual a média de metros quadrados dos nossos apartamentos, em que divisões passamos mais tempo, quais os espaços que mais queremos remodelas e até o que tem vindo a mudar para as crianças. Mas uma das minhas curiosidades favoritas tem a ver com as varandas. Sabiam que quase todos os portugueses têm uma varanda ou marquise e, dos 300 dias de sol que temos em Portugal, a maioria apenas as usa para estender a roupa? 
Passem na MUDE, até 30 de Novembro, para conhecerem mais sobre esta exposição. Vale muito a pena!