A pausa forçada no Malmequer deixou alguns conteúdos meio que em atraso… Um deles é este. Pensei nele no começo de agosto e estou a publicá-lo a meio de agosto – mas até lança um bom mote numa discussão que tem existido nos últimos tempos. Afinal, serão válidas as tendências que vão aparecendo no instagram?

E pergunto isto porque a Xana lançou este tema há umas semanas e tenho pensado nele… A minha conta bancária não é infinita – infelizmente! – e enquanto existirem contas para pagar não posso ceder a tudo o que me aparece no feed do Instagram. E don’t get me wrong, amava poder fazê-lo. Mas aprendi a viver em constante projeto pé-de-meia (ainda se lembram dele?) e a resistir às instagram temptations!

Instagram trends.

Mas vamos por partes. O que tenho eu visto no Instagram e que me tem apaixonado?

As carteiras de missangas

Tudo graças à Shrimps que lançou estas fofinhas e que foram logo replicadas por tudo quanto é loja de fast-fashion. A nossa queridinha Mango tem lançado várias que me deixam muito tentada porque são bem diferentonas e tão giras. Dá para resistir? (Spoiler: tem que dar!).

O padrão leopardo

Anos e anos depois, o padrão animal voltou. Teve o seu ponto alto, tornou-se meio brega, usámos em acessórios e agora voltamos a querer usar. Seja na mítica midi-skirt, nos vestidos ou nas camisolas, o padrão leopardo chegou para ficar. E com ele veio o de cobra, também… Just wait for it.

Os búzios e conchas

(quase) 15 anos depois fui recuperar o colar de búzios que usei até à exaustão na minha adolescência. É-me muito especial – era do meu avô, passou para a minha mãe, andou perdido no fundo da Lagoa de Albufeira e foi-me passado em mãos. Talvez por isso, mesmo depois da adolescência, nunca me desfiz dele. E confesso que é uma tendência à qual me rendi com todo o coração.

Mas será que vale a pena investir em tendências que vemos apenas pelo Instagram?

Que nos enchem o feed e nos deixam a desejar ir correr às lojas? O meu conselho é o mesmo de sempre: olhem para o vosso armário e pensem no vosso gosto pessoal. Nada do que qualquer perfil do Instagram vos diga pode ser mais acertado do que o vosso gosto pessoal.

Se, à partida, serão tendências que irão durar a vida? Provavelmente não. Mas se é algo que podemos usar mais do que uma temporada, então vale a pena investir. Eu sei que vou usar a saia leopardo além deste verão – prova disso são uns sapatos da Zara com este padrão, que tenho há anos e dificilmente me verei livre deles porque os uso imenso! Mas será que vou usar a mala de missangas além deste verão? Se continuo na dúvida é porque a resposta será não – e assim sendo, não compensa a compra!

Avaliem o vosso gosto pessoal, o que já têm no vosso armário e o saldo na conta bancária. O Instagram não é tudo e o nosso gosto está acima de qualquer tendência.