Jantar no Balcão - MalmequerJantar no Balcão - Malmequer

No começo de abril, dei-vos algumas sugestões de espaços novos em Lisboa onde podiam tratar de jantar com os amigos. O renovado 7º piso do El Corte Inglés, com o seu Gourmet Experience, era um deles. E gostei de tal forma que resolvi voltar. Desta vez, de atenção totalmente focada no Balcão, do Henrique Sá Pessoa, e com duas amigas que tornaram tudo ainda mais especial.

É o mais recente espaço do chef e o conceito por trás homenageia a cozinha portuguesa e toda a nossa tradição gastronómica. Bem na onda do Tapisco, faz-nos lembrar aquele ambiente das tabernas portuguesas, com uma atmosfera bem aconchegante e autêntica, mas contemporânea, claro. Existe uma ilha central onde tudo acontece – acompanhado de um balcão onde podemos comer (a minha zona favorita, to be honest, tal como no Tapisco), de duas zonas de mesas e uma zona exclusiva na esplanada – aquela que é 360º e que é a melhor opção para o final do dia.

Jantar no Balcão - MalmequerMas vamos ao que interessa: os pratos! A ementa é sazonal mas sempre com o toque de autor – e tão tão tão boa! Nós optámos por dividir uma entrada, escolher três pratos e… dividir as três sobremesas! Começámos por um delicioso Tártaro de corvina com quinoa, algas e salicórnia, que faz parte dos frios da ementa. De seguida, veio a Salada de legumes grelhados na brasa com queijo de cabra e azeite de tomilho, e dois dos pratos de peixe: o Lombo de bacalhau confitado com puré de grão e tomate (a minha escolha e o meu favorito, sem dúvida – não resisto a um bom bacalhau!) e o Robalo com arroz de amêijoas à Bulhão Pato – arroz esse que, incrivelmente, sabia mesmo a bulhão pato!

De sobremesa, não conseguimos decidir e mandámos vir tudo – a Queijada de requeijão com gelado de abóbora e nozes caramelizadas, a Espuma de pudim flan com gelado de pinhão e bolacha salgada e as Texturas de chocolate negro.

Jantar no Balcão - Malmequer

Jantar no Balcão - Malmequer

Sou apologista que o bom deve ser sempre valorizado e tenho que dizer que o atendimento foi simplesmente impecável. Ficámos quase até ao fecho, passámos do interior para o exterior, fizemos imensas questões e fomos sempre recebidas com uma enorme simpatia e de sorriso no rosto.

Se forem conhecer o novo Gourmet Experience do ECI, ponderem uma visita ao Balcão! Não só podem comer no restaurante com podem pedir ao balcão (literalmente!) e ser-vos-á entregue na zona comum aos restantes restaurantes. Vale a pena!


Balcão
El Corte Inglés – Gourmet Experience, Piso 7,
Avenida António Augusto Aguiar, Lisboa
Aberto todos os dias das 12h00 às 24h00 (até às 01h00 sexta e sábado)
Preço médio para duas pessoas: 30€