Depois da primeira parte do roteiro da cidade de Amesterdão, achei que devia mostrar-vos três lojas que conquistaram o meu coração de tão diferentes e tão especiais que são. Uma das coisas que mais gosto de fazer quando ando a conhecer uma nova cidade é pegar no mapa e andar, andar, andar! E isso leva-me a descobrir sítios novos que não estavam nos planos, como é o caso destas três lojas! A primeira é uma livraria, a segunda é uma loja típica de queijos e a última é uma loja biológica deliciosa!
 
 
 
 
 

Antes de ir para Amesterdão, troquei uns e-mails com uma blogger holandesa a quem pedi dicas sobre a cidade. E num dos e-mails referi se ela saberia onde poderia comprar algumas revistas. A Atheneaum Boekhandel foi uma das sugestões que a Joyce me deu e que eu adorei. Esta livraria tem imensa variedade por onde escolher, mas tem também uma parte só de revistas americanas e britânicas, a Atheneaum Nieuwscentrum. Fiquei rendida quando me deparei com os imensos números da revista apartamento… Então depois de entrar na loja…! Nem me apetecia sair de lá! É o paraíso!
Spui 14-16
1012 XA Amsterdam
 
 
 
 
 
 
 

A segunda loja que vos trago foi obra do acaso. Entrei por acaso e perdi-me lá dentro. A Holanda é conhecida pelos seus óptimos queijos e haver lojas como a Cheese & More é prova disso. Ter uma loja só de queijos, com uma variedade imensa, com aquelas pequenas coisas de delicatessen a acompanhar é, simplesmente, de sonho. Então quando vos organizam pratinhos para experimentar… Mmmmmm…. Passava o dia lá dentro, se fosse possível!
Claro que não resisti e trouxe o queijo que podem ver nas últimas fotografias: um queijo de cabra fumado. Custou a escolher, mas mal provei este não tive dúvidas que era o eleito. E este prato lindinho onde ele está é da Cerâmica na Linha, em Oeiras.
Nieuwendijk, 109
1012 MD Amsterdam
 
 

Por último, a Stach. Oh… Nem sei que dizer deste espaço. Era um dos que levava marcado no mapa já de Portugal. Sabia que tinha de o encontrar porque era tudo aquilo que me faz falta cá em Portugal. Um espaço de refeições rápidas, saudáveis e biológicas. Nada de comida com conservantes e tudo muito fresco. Ao género de uma Go Natural mas sem a vertente de cadeia de restaurantes e com um toque muito mais personalizado e mais rústico. Mesmo com aquele ar bonitinho que eu gosto… Claro que tive de beber uma Limonada de Rosas da Fetimans que andava a namorar há imenso tempo! Mas havia tanto mais por onde escolher, tudo com óptimo aspecto e com um preço bem acessível!
Nieuwe Spiegelstraat 52
1017 DG Amsterdam

Uma das coisas que sinto mais falta quando viajo é isto mesmo – ter dicas de locais que não sejam os meramente turísticos. Faz falta conhecer espaços destes giros, com nova vida, sem a confusão dos turistas! Por isso espero que, se algum dia visitarem a cidade de Amesterdão, estas dicas vos sejam úteis! E ficam só a faltar os mimos que trouxe da Holanda – que, apesar de poucos, me encheram tanto o coração!