Há uns bons anos atrás ganhei a prática da meditação diária e senti que, na altura, era uma grande ajuda durante o dia-a-dia. Ao longo dos anos fui deixando um pouco de lado e o certo é que já não é fácil regressar à rotina de “limpar a mente e não pensar em nada”. Depois de uma série de acontecimentos na minha vida e de ler um pouco mais sobre o assunto (como aqui) decidi que estava na altura de retomar este hábito tão bom e que me faz tão bem.

Embora pareça absurdo pela contradição em si, há imensas aplicações para o iPhone que podem ajudar neste sentido. Já experimentei estas três e tornaram-se essenciais no meu dia-a-dia: seja ao acordar, no caminho para o trabalho, ao final do dia…  E têm a vantagem de serem todas gratuitas!

1. Omvana – Quando só precisam de uma música calminha para relaxar, não há melhor que esta aplicação. Considerem-na como uma espécie de Spotify para meditar. Podem até procurar por playlists indicadas para ouvir antes de adormecer, para um sono mais descansado. É óptima para relaxar.

2. Headspace – Foi a primeira app de meditação que instalei no telemóvel e também a que mais usei. É muito user friendly com diários narrados que nos acompanham ao longo de todo o processo de libertação da mente. Todos os dias é um diário diferente, mas sempre com o mesmo guião e com o mesmo intuito – dominar melhor, a cada dia que passa, a arte de meditar.

3. The Smiling Mind – É a aplicação que estou a utilizar actualmente e que ainda estou a conhecer. So far, so good. É fácil de explorar, permite-nos registar quais as sensações que temos antes e depois da meditação e guia-nos muito facilmente, com dicas muito acessíveis.

É um processo moroso, que tem de ser treinado todos os dias. O bom destas aplicações no telemóvel é que me têm permitido exercitar a mente seja onde for – em casa, no trabalho e até no comboio. Pode não ser a forma mais “correcta” de o fazer, mas ajuda ter um guião, ter algo que nos ajude a abstrair e a focalizar a mente. E às vezes é tão simples quanto direccionar a nossa atenção para a respiração… E tudo parece mais simples de se levar.
Mais alguém desse lado é fã desta prática? Recomendações que tenham, querem partilhá-las?

____
A vencedora do giveaway em parceria com a Look-a-Day foi a Susana Monteiro. Fica atenta ao teu e-mail! Obrigada pelas participações.