Há umas semanas, quando vos falei da minha rotina de beleza que gosto de ter ao final do dia, terminei o artigo dizendo-vos que uma pele bonita é uma pele bem cuidada. E eu continuo a viver sob este mote. A maquilhagem pode ser incrível e as vossas skills podem ser imensas. Mas nunca uma pele será tão bonita como a pele que tem uma rotina de beleza cuidada e completa.

Mudar a rotina de beleza! - Malmequer

Eu aprendi isso nos últimos tempos e noto que, por mim mesma, cada vez mais procuro saber mais sobre cuidados de rosto e sobre como a minha rotina de beleza pode melhorar o aspecto da minha pele. E apercebi-me que ao longo este ano – quão assustador é dizer isto e perceber que estamos a menos de dois meses de 2019? – fiz algumas mudanças que podem ter ajudado a melhorar algumas coisas que me deixavam mais descontente. E hoje partilho algumas delas convosco.

Utilizar creme de olhos

Já abordei este tema por aqui antes, mas a verdade é que foi um life changer! Em meados de maio fiz uma sessão fotográfica onde a maquilhadora me explicou porque é que a minha olheira comia corrector de olheiras: estava super desidratada! E embora eu cuide muito bem da hidratação da minha pele, a zona do contorno dos olhos não tinha o cuidado extra que merece ter – o que mudou nos últimos tempos.

Hoje em dia, tanto na rotina de beleza diurna como na noturna, tenho sempre um passo dedicado ao cuidado ocular. De manhã estou a usar o It’s Potent! da Benefit – que está mesmo mesmo no fim de tanto o usar – e o Sleep Spa da colecção da Alex para a Primark à noite. Aplico sempre com o dedo anelar por ser o dedo que tem menos força para a zona delicada que é a pálpebra inferior, fazendo-o de dentro para fora para ativar a circulação sanguínea nesta área. Ainda não descobri como posso desfazer-me dos papos mas, pelo menos, a hidratação já está mais assegurada!

Usar o Eau de Beauté todas as noites

Não vos sei dizer quandos frascos de Eau de Beauté, da Caudalie, eu tenho em casa. Nem sequer quantos ja gastei nos últimos anos… É mesmo dos meus produtos favoritos de beleza e, nos últimos meses, acrescentei-o na minha rotina de beleza de noite! Uso-o há imenso tempo como o último passo da minha maquilhagem (em jeito de fixador) e tenho um na secretária para ir borrifando ao longo do dia, para mal dos meus colegas que odeiam o cheiro – não entendo como!! Mas nunca pensei em usá-lo à noite…

De há uns meses para cá, borrifo-o no rosto todas as noites depois dos meus cuidados de pele. O facto de trazer uma luminosidade extra à pele e a rechear de óleos essenciais, ajuda ainda mais ao ar luminoso que eu quero que a minha pele tenha ao acordar. Além disso, confesso que adoro aquele aroma e sinto-o quase como uma paz extra ao adormecer. É quase como o meu momento zen e ideal para relaxar!

Limpar o rosto sempre em modo double cleanse

“Mas o que é isso de Double Cleanse, Mafalda?” Eu explico. Já todas percebemos que limpar a pele só com água micelar não chega. Imaginem limpar os vidros da sala com Ajax apenas, deixando-o lá ficar quando limpam com papel. Não o fazem, certo? Então não o façam no vosso rosto!

Com isto quero dizer que desmaquilhar só, não chega! Há que limpar a pele depois disso, lavar, esfoliar… E eu percebi que esse cuidado extra, esses 5 minutos extra, fazem total diferença! O que faço agora, então? Gosto de começar por desmaquilhar os olhos e passar para todo o rosto, preferencialmente com um óleo desmaquilhante. E aqui, não há nenhum que goste tanto como o óleo da gama Midnight Recovery da Kiehl’s que me retira toda a maquilhagem. A seguir, gosto de limpar a pele com um cleanser seja com ou sem escova de limpeza, para limpar os restinhos de maquilhagem que possam ter ficado mas também para tirar o excesso de produtos que possamos ter usado até aqui. Alterno entre o Milky Jelly Cleanser da Glossier e o Age Prevention da Youth To The People. Ambos têm o poder de me deixar a pele genuinamente limpa e pronta para os restantes cuidados – sérum, hidratante, creme de olhos, lábios, etc.

Sinto muito que esta dupla limpeza é uma ajuda essencial para que a pele fique com um aspecto muito mais cuidado e, claro, bonito!

Mudar a rotina de beleza! - Malmequer

Perdi o medo dos óleos secos

Escrevi sobre este tema no Miranda, há umas semanas, porque sinto que tem feito mesmo diferença. Não sei se vocês sentem o mesmo mas a palavra óleo sempre me assustou imenso e sempre foi um big no no na minha rotina de beleza. Até aprender que os óleos secos não são necessariamente os nossos inimigos, bem pelo contrário! Um óleo seco, in a nutshell, é um óleo muito fino que será absorvido quase de forma instantânea sem que a pele fique sequer com aquela sensação oleosa. E a vantagem que dá é um boost de hidratação extra.

Tanto de manhã como à noite uso-os da mesma forma: entre três a cinco gotas do meu creme de rosto, misturo tudo, aqueço nas mãos e aplico no rosto. De manhã estou a usar o Superberry Hydrate da Youth To The People e à noite o queridinho Midnight Recovery Concentrate da Kiehl’s, e há muito tempo que não sinto aquela pele a repuxar e a precisar mesmo de ser hidratada. Portanto, thumbs up, right?

Partilhem comigo: no que consiste a vossa rotina de beleza? O que acham que pode tornar tudo melhor ainda?