Quando pedimos à avó para fazer aquele almoço delicioso que nós gostamos, como é que podemos retribuir? Com uns muffins cheios de miminho que são óptimos para acompanhar com o chá, ao lanche!  E não é que a avó adorou? A avó e quem me segue no instagram e viu as fotos destas delicias ontem de manhã! 
E é tão simples de fazer quanto isto… 
Ingredientes 
(para 12 muffins)
100g de manteiga
80 ml de leite
1 ovo 
1 gema de ovo
1 colher de chá de extracto de baunilha
200g de farinha
150g de açúcar
1 colher de chá de fermento
Sal
Mirtilos frescos
Chocolate branco
1. Pré-aquecer o forno a 190ºC e colocar as forminhas de papel nas formas dos muffins. 
2. Num tacho pequeno, derreter a manteiga em lume médio. Enquanto derrete é normal que faça alguns estalos e espuma. Quando essa fase passar, a manteiga vai ter um aspecto castanho e com um leve aroma a frutos secos. Desligar o lume e passar a manteiga para uma taça, para não cozinhar no tacho quente. Deixar arrefecer.
3. Misturar o ovo, a gema, o leite e a baunilha. Adicionar a manteiga e misturar tudo com uma vareta de arames.
4. À parte misturar a farinha, o fermento, o açúcar e o sal. Juntar as duas misturas e envolver bem. 
5. À mistura anterior, juntar os mirtilos e o chocolate partido em pedaços. OPÇÃO: podem juntar as frutas e o chocolate apenas nas formas, depois de verterem a massa. 
6. Dividir a massa pelas forminhas e levar ao forno durante, aproximadamente, 20 minutos ou até estarem bem douradinhos.
7. Deixar arrefecer nas formas durante uns 15 minutos e servir quentes ou à temperatura ambiente.
É simples e rápido de se fazer e garanto-vos que agradará toda gente! Até os menos fãs de doces gostaram destas delícias. E estou à espera de ver os chefs que existem por aí!