Embora me considere uma ávida fã do mundo da moda, nunca fui presença assídua nas nossas semanas da moda e tento sempre evitar a minha ida, a todo o custo. Mas, este ano, não consegui escapar – e por um bom motivo.

A convite da MAC Cosmetics fui explorar os bastidores do primeiro dia do Portugal Fashion, no sábado passado, no Terminal de Cruzeiros. E, sejamos honestos: é isto que me faz sair de casa num dia super cinzento e cheio de chuva. Don’t get me wrong – poder assistir aos desfiles dos criadores nacionais é algo único. Mas os bastidores, ver onde tudo acontece, toda a azáfama, tudo o que leva à perfeição que depois vemos na passarela, é inacreditável. E onde é que tudo começa? Na maquilhagem e cabelos, claro.

Tive oportunidade de ver a Maite Tuset (que já tinha conhecido, lembram-se?) e o Paulo Almeida a trabalharem ao vivo – i mean…! A Maite é a senior artist da MAC ibérica enquanto o Paulo é o diretor artístico da marca enquanto responsável pela formação internacional – e percebe-se perfeitamente como toda gente aprende imenso com eles e com todas as dicas que foram dando ao longo das maquilhagens! Até eu aprendi algumas coisas!

Fiquei apenas para o começo da ronda de desfiles e nos bastidores preparavam-se os shows da Alexandra Moura e da Susana Bettencourt. Se no primeiro destacavam-se as bocas diferentonas, com formas e preenchimentos originais (c’mon como não amar o glitter todo que a Maria Clara levava nos lábios?), já o segundo pediu uma pele mais simples, com olhos pouco marcados e rosto pouco estruturado.

E chegar a casa com o sentimento de trabalho cumprido, vale super a pena. Contrariou toda a vontade de ficar no sofá e evitar a chuva porque foi, sem dúvida, uma experiência inesquecível. MAC Cosmetics, obrigada pelo convite e pela experiência! Viver os bastidores da moda, por um dia que seja, foi muito muito bom!