Na semana passada, dei uma fugidinha durante o almoço para ir experimentar o novo Less Baixa, no renovadíssimo terraço da Pollux. Pela mão do chef (que prefere que o tratem por cozinheiro e não chef!) Miguel Castro e Silva, a carta está totalmente renovada e o espaço está lindo!

Não sei quanto a vocês mas eu lembro-me de ouvir a minha avó comentar que ia várias vezes a este terraço com as amigas, tomar o seu cházinho da tarde, depois de passearem pela Pollux. I mean, acho que era o IKEA da altura delas, se é que me entendem. E, embora nunca tenha lá ido com ela, sempre percebi que o espaço era meio impessoal… Apenas um aproveitamento do terraço, com cadeiras e mesas de plástico onde as senhoras passavam tardes a conversar e a beber cafés.

Mas isso mudou. Agora é um espaço super giro, com uma vista de cortar a respiração e uma comidinha que vale muito a visita!

Almoçámos na companhia do chef e ele fez questão de escolher o que iríamos provar – é a forma de termos a certeza que estamos a provar o melhor da casa, certo? E com isso experimentámos imensas coisas deliciosas – algumas até que ainda não entraram na carta…

Desde as entradas com manteiga de tomate seco e manteiga de alfazema, ao tártaro de bacalhau com abacate, ao lombo de atum, às lulinhas… até uma gyosa de frango de cabidela tivemos direito! Posso dizer-vos, sem qualquer parcialidade, que estava tudo delicioso! E a nossa opinião foi unânime: este restaurante vai ser o sucesso no verão. Escrevam isto e aproveitem para ir lá enquanto as filas não vão chegar até à rua!

É claro que estou a exagerar e espero que o restaurante seja um sucesso em qualquer altura do ano… Mas vão ter mesmo que experimentar para perceberem o que quero dizer! A comida (especialmente o peixe!) é tão fresco que senti que vou amar voltar aqui numa tarde quentinha, a aproveitar o lugar da esplanada e especialmente depois da praia. Escusado será dizer que amei as lulas – que surgem de um prato que o chef Miguel fazia em casa, grelhadas com molho de manteiga, e que são um êxito até junto da sua neta.

Acabámos com uma sobremesa maravilhosa que irá, em breve, entrar na carta do restaurante. Mas, c’mon, olhem lá para isto… Não é de babar?

Com regresso prometido – até porque ouvi dizer que o risotto é to die for! – convido-vos a todos a irem ao Less Baixa no 9º andar da Pollux. Acreditem, vão ficar muito surpreendidos pela positiva!


Less Baixa
Pollux, Rua dos Fanqueiros, 276, 9º Piso,
Baixa, Lisboa
Telf. 913204373
Preço médio para duas pessoas: 40€