Há umas semanas, num dia bem quentinho, fui conhecer o novo espaço do The Sandman no Chiado. Sim – a Sandeman, a conhecida casa de vinhos do Porto tem um novo espaço em Lisboa onde podem almoçar, lanchar e jantar.
O conceito é bem simples: pôr os millenials – aka nós! – a consumir Vinho do Porto para que percamos a ideia de que esta bebida é apenas apreciada pelos nossos avôs ou que só a podemos beber na noite de natal. Aqui o Vinho do Porto é a base dos cocktails (têm que provar o King Basílico – o meu favorito!) e é servido em consonância com a carta do restaurante – bem cosmopolita, não acham? 
Os pratos são, maioritariamente, de cozinha portuguesa e têm todos um elemento chave que pode ser combinado de três diferentes forma. Por exemplo: o rosbife pode ser consumido em salada, tosta ou sanduíche. E para cada combinação, há a sugestão de um vinho diferente. A ideia é que quem come perceba como o ingrediente chave consegue harmonizar tão bem com determinado vinho. 
Ou seja, consumir Vinho do Porto enquanto comemos uma deliciosa refeição? Yep, it’s possible! E eu sugiro-vos que experimentem a beringela com brie e molho de tomate, o foie gras com chocolate e avelã e o cevadotto de línguas de bacalhau, chouriço e coentros. Nas sobremesas têm que experimentar a maçã caramelizada com espuma de leite condensado e crumble de canela – tudo o que eu mais gosto numa só sobremesa! 
Aproveitem o verão para comer na esplanada do restaurante, porque vale muito a pena. 🙂

The Sandeman Chiado
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, nº27 e 28,
Lisboa

Telf: 937 850 068
Todos os dias das 11h30 às 24h00
Preço médio por pessoa: 15€ (almoço) // 35€ (jantar)