Serei a única que tenho a pele a ressentir imenso esta baixa de temperatura? Este frio está a dar cabo de mim a todos os níveis. Além de uma valente constipação, sinto mesmo que estou a dar sinais de como este tempo me afeta – se eu não tiver os devidos cuidados.

Bebemos menos água, usamos roupas mais justas, hidratamos menos a pele e acabamos por usar mais os aquecimentos que nos destrõem o aspecto da pele. Acabamos por ter mais comichões, os lábios começam todos a gretar, a secura é bem mais agressiva e a pele, por vezes, até começa meio que a escamar com um aspecto de se estar a partir. Alguém mais se identifica? I bet you do.

Mas será assim tão complicado conseguir colmatar e contornar estas lacunas? Não é – e eu hoje dou-vos algumas dicas sobre como podem aumentar o conforto da vossa pele quando as temperaturas estão abaixo dos 10ºC.

Foco na alimentação, mais que nunca.

Já sabemos a lenga-lenga do termos de comer bem, que o nosso corpo é o nosso templo, etc etc. Mas com os ares condicionados, os aquecedores e a própria agressividade do tempo em si (pelas temperaturas do ar), a nossa pele tende a ficar mais desidratada. Ou seja, o nível de água desce e mais do que nunca é importante focar nos 2l de água diários. As sopas quentinhas e os chás de ervas também ajudam a voltar a depositar a hidratação na pele, etc etc. Mas não só.
Esta também é uma boa altura para introduzirem as gorduras boas, como os peixes mais gordinhos, os frutos secos e o nosso queridinho abacate, que ajudarão nesta retenção da hidratação do vosso corpo, bem como na adição de nutrientes essenciais para a manutenção da vossa pele.

 

Apostar nos séruns.

Mais do que nunca, o inverno é a altura ideal para introduzirem um sérum na rotina de beleza. E porquê? Porque o sérum, quando combinado com um bom hidratante, pode formar a primeira barreira de protecção conta os agentes agressivos desta altura do ano.
Por serem ricos em água, óleos e uma combinação de ingredientes e péptidos formulados para penetrar a nossa pele a fundo, acabam por ficar protegidos e retidos na pele quando aplicamos um creme hidratante por cima, já que este irá selar e criar uma espécie de barreira protetora. Ou seja, todas as coisas boas que estamos a dar a nossa pele, irão ficar protegidas e serão muito mais absorvidas pela pele.

G-tox Dry Brush da Goop • Esfoliante Cacao Coffee da Frank Body • Hidratante de rosto Moisture Surge da Clinique • Sérum Abeille Royale da Guerlain • Sérum com ácido hialurónico Hydro Boost Caps da Neutrogena

Esfoliar, esfoliar, esfoliar!

O ar de inverno é, por norma, um ar muito mais seco. Inevitavelmente, irá também secar-nos muito mais a pele. Não sentem como se a vossa pele quase repuxasse e quase estalasse? Esfoliar a pele ou até mesmo escovar a pele em seco – que é uma nova trend de beleza super eficaz! – faz com que a circulação sanguínea e o sistema linfático sejam ativados, enquanto estão a desintoxicar e a remover todas as células mortas da pele.
Procurem sempre esfoliar ou escovar a pele em movimentos circulares, sempre de baixo para cima, para que o sangue circule na direcção correta (dos pés ao coração). Depois de o fazerem, aproveitem para apostar também em hidratantes que sejam ricos em anti-oxidantes que ajudam a rejuvenescer as células da pele, restabelecendo todos os níveis de água que precisam nesta fase. Para o rosto, tudo o que tenha ácido hialurónico será uma boa aposta, já que irá tornar a vossa pele numa verdadeira esponja a absorver toda a água – especialmente se esfoliarem a pele do rosto com recurso aos AHA’s.

Prontos para mais uma descida de temperatura? Brrrr…!