Há dois fins-de-semana, partilhei os meus Scones no Instagram e choveram pedidos da receita. E eu percebo porquê… Se forem como eu, nada é tão bom quanto uma tarde de scones e chá em frente à TV, enquanto dá um daqueles filmes de fim-de-semana, certo?

Mas, desde que percebi que o meu corpo é intolerante a algumas coisas, deixei de me permitir comer algumas coisas. Os scones, por exemplo, são uma das coisas que deixei de comer pela farinha que têm e o facto de eu ser intolerante ao glúten. Mas, a sorte é que já existem imensas alternativas e formas de contornar esses ingredientes sem perder sabor.

O blog Gluten Free com Paixão tornou-se um sítio obrigatório a visitar e foi lá que encontrei uma receita de scones sem gluten (e sem lactose, btw!). Fiz algumas adaptações a meu gosto – que faço em todas as receitas – e o resultado foi este. Delicioso!

Ingredientes (para oito scones)
250g de farinha de arroz
1 colher de sobremesa de fermento sem glúten
2 colheres de sopa de óleo de coco
3 colheres de sopa de leite de arroz 
2 colher de sobremesa de mel
1/2 colher de café de sal
#1. // Pré aqueço o forno a 180ºC com a ventoinha ligada. 
#2. // Junto todos os ingredientes até ficarem uma mistura que esteja bem ligada. É normal que a massa não fique muito líquida – não acrescentem mais leite ou acabam com bolachas… Been there…
#3. // Forro um tabuleiro de forno com papel vegetal e faço bolinhas de massa, com as mãos.
#3. // Levo ao forno durante 15 minutos ou até estarem douradinhos. E servi-os quentinhos com doce sem açúcar e manteiga.

Tal como as panquecas, podem sempre fazer mais quantidades e aproveitar para congelar. Deixam a descongelar durante a noite, aquecem de manhã, durante 30 segundos, no microondas e têm scones quentinhos para o pequeno-almoço. E do bem! Yuuums!