Eu sei que terça-feira de Carnaval não é feriado oficial e que nem toda gente teve a sorte de ficar na ronha por casa, como eu fiquei. Mas digo-vos que foi um dia que me valeu por muitos e que deu para descansar e relaxar como há muito não o fazia. Deu até para caprichar no lanche. Afinal, não é todos os dias que os Estados Unidos comemoram o Dia Nacional das Panquecas. E se eles marcam o dia assim, temos de o festejar não é? Mas de forma saudável!

Meio que inspirada nas receitas da Ana Krausz e em mais umas quantas saudáveis que tenho andado a guardar, resolvi pegar nos ingredientes que tinha cá por casa e deixei os açúcares de lado numas belas Panquecas de Iogurte com Aveia
PANQUECAS DE IOGURTE COM AVEIA
Ingredientes 
(dá para quatro panquecas)
1 iogurte grego (usei Yonest)
1 ovo
Meia caneca de flocos de aveia
Meia caneca de farinha integral
Meia caneca de leite (usei de amêndoa que até dá algum doce extra)
1. Misturar todos os ingredientes e envolver bem. Mexer com a batedeira até ficar um creme homogéneo. 
2. Usei uma frigideira pequenina mas podem usar de qualquer tamanho. Borrifá-la com óleo de côco para ter alguma gordura. Com uma concha da sopa despejar uma parte da massa das panquecas. Ir mexendo para não deixar agarrar e virar quando se aperceberem que está bem cozida. 
DICA: Há uns tempos aprendi com um amigo a melhor dica para fazer panquecas. Usem o óleo apenas uma vez e entre panquecas, limpem a frigideira com uma folha de rolo de cozinha absorvente. Irão ter a sensação que estão a tirar toda a gordura da frigideira, mas é o truque infalível para que as panquecas cozam por igual sem agarrem ao fundo. 
Acompanhem com uma boa dose de morangos ou um pouco mais de iogurte por cima e, como eu fiz, com um copo de chá. Uma forma saudável e deliciosa de saciar o desejo por panquecas!