Na quarta-feira tive a oportunidade de ir conhecer um dos novos espaços da cidade de Lisboa, o Boa Bao. É – literalmente – uma viagem até à Ásia sem ter que sair de Portugal. Um projecto pensado por um casal super acolhedor – ele americano e ela holandesa – que resolveram dar vida ao Largo Rafael Bordalo Pinheiro, no Chiado. E sim, o espaço está bem recheado de referências ao artista, como as suas características andorinhas. 
A primeira coisa que reparei, ao entrar no espaço, é que é super amplo e acolhedor. Ao fundo, tem uma espécie de esplanada com luz natural que é óptima para um jantar de verão, com luz até o sol se pôr. Mas acreditem,o melhor ainda estava para vir.
Nas mesas vão encontra sempre o passaporte dos cocktails e uma carta que é um verdadeiro roteiro de tudo o que há de melhor nas ruas Tailândia,  Vietname,  Laos, Cambodja, Malásia, Japão, China e sem complicações – nem fusões, thank god! E nós experimentámos muita coisa… muita coisa mesmo:

Menu da noite

Cocktails

Bao Uau
Sling Dao

Entradas
Goi Cuon Rolo Vietnamita com salada, ervas aromáticas e camarões.
Chamuça Vegetariana com chutney de coentros e hortelã
Tosta de pão frito com Camarão, Porco e sésamo
Sortido de Dim Sum vegetariano

Sopas
Sopa Cantonesa de wontons com noodles de Ovo & Porco
Sopa de Caril da Malásia com Marisco e noodles de Ovo

Caril e Coco
Tom Ka Kai – Guisado de Coco com Frango e coco
Caril Amarelo da Malásia de Frango
Caril Amarelo da Malásia de Camarão
Caril Amarelo da Malásia de Tofu

Acompanhamentos
Sticky Rice – arroz Glutinoso
Jasmin Rice – Arroz de Jasmim

Wok
Pad Thai Vegetariano
Dourada Grelhada com Legumes Asiáticos

Sobremesas
Mousse de Chocolate e Gengibre
Creme Brûlée de Coco com Manjericão e erva Príncipe
Carpaccio de Ananás com Loempia de Chocolate & Baunilha

Sim, experimentámos tudo isto – só as sobremesas não aguentaram para serem fotografadas. E acreditam se vos disser que não houve nada – literalmente nada – que eu não tenha gostado? Tenho favoritos, claro… E tenho que vos recomendar a Sopa de Caril da Malásia com Marisco e noodles de Ovo e o Caril Amarelo da Malásia de Camarão, que foram as melhores coisinhas que comi nos últimos tempos.

Mas eu não resisto a um Pad Thai.. É dos meus pratos favoritos ever e este é simplesmente delicioso. Vale muito a pena experimentar!

A tudo isto juntamos um atendimento irrepreensível, daqueles cuidadosos mas sem serem demasiado invasivos, sabem? Que nos fazem sentir mesmo confortáveis e bem por lá… É, sem dúvida alguma, um dos sítios onde irei regressar muitas vezes. Mas sempre antes das 20.00, porque o espaço não aceita reservas e enche sempre – maravilhoso como é, seria impossível não encher!

Boa Bao Restaurante
Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 30,
Chiado, Lisboa
Telf. 308 808 367

Aberto todos os dias das 12h00 às 23h00 e até às 00h30 de quinta a sábado
Preço médio para duas pessoas: 40€
Não aceitam reservas.