Uma das muitas coisas boas de fazer os campos internacionais no Verão, são as amizades com que ficamos no mundo todo. Nunca pensei ter uma amiga libanesa e nunca pensei que ela me pudesse fazer gostar tanto de comida árabe. O certo é que tornou-se numa das minhas cozinhas favoritas e hoje trago-vos um pouco disso. Um snack simples e rápido de se fazer: Hummus

Como já vos disse, deixei-me de dietas radicais e passei a dar mais atenção aos valores nutricionais dos alimentos e ao que realmente faz bem. O Hummus é uma pasta de grão e, por isso mesmo, é rica em fibra, proteína, ácido fólico, zinco e magnésio. Além disso, a pasta de sementes de sésamo que leva (o Tahini) é igualmente rica em proteínas. 
Para comer como snack, enquanto vemos um filme ou uma série, é bem melhor do que aperitivos ou molhos já feitos altamente ricos em açúcares, gorduras “más” e calorias. E é tão simples de se fazer! 
HUMMUS
Ingredientes
Uma lata de grão
Um dente de alho grande picado
Duas colheres de sopa de Tahini (à venda na Glood)
Sumo de meio limão
Quatro colheres de sopa de azeite
Duas colheres de sopa de água
Sal e pimenta qb
1. Lavar e escorrer o grão. Adicionar a uma picadora e brrrrrrrrr……
2. Adicionar todos os ingredientes secos e voltar à picadora. 
3. Por último, adicionar todos os líquidos e misturar uma última vez, até ficar uma pasta homogénea.
Podem comer com qualquer tipo de legume (fica óptimo com cenouras!) ou como pasta para saladas ou sandes! Se acharem que está um pouquinho seco, acrescentem um fio de azeite por cima, depois de servir – é a dica pessoal da minha amiga libanesa e que funciona na perfeição.
E agora, desculpem, mas vou ali fazer mais uma tigelinha que isto, à hora de almoço, abriu-me o apetite! Nham…!

Participem aqui no passatempo em parceria com a ISWM.