Pelas mãos do Chef Alexandre Silva - Malmequer Pelas mãos do Chef Alexandre Silva - Malmequer

Na semana passada, para comemorar o regresso de uma das minhas melhores amigas, passei pelo sempre movimentado Mercado da Ribeira para conhecer as novidades de um dos chefs que por lá habita. O corner do Chef Alexandre Silva está totalmente renovado e continua a ser porto seguro do melhor que se faz na cozinha nacional. É quem está a frente da casa LOCO – que ainda estou por conhecer – e entendo o porquê da sua fama.

Acreditam que esta remodelação durou só 48 horas? A imagem está totalmente renovada mas o menu continua simples, de rápida execução mas com uma qualidade garantida. Afinal de contas, num mercado tão movimentado como este, quer-se comida boa mas que seja feita num instante! E tenho que fazer uma ressalva. Apesar de toda a confusão, o staff é uma simpatia imensa e procuram ser super prestáveis! Thumbs up!

E o que experimentámos nós? Dois pratos de peixe totalmente diferentes – sou só eu que aproveito as refeições fora de casa para comer mais peixe? Eu escolhi o Risotto Negro, com vieiras e algas, enquanto que a Inês optou pelo Pipa-pau de atum com batata doce, mel, pickles e kimchi – que é, aparentemente, um dos best sellers do espaço. Acompanhámos, cada uma, com um copo de vinho e com pimentos padrão à entrada.

Pelas mãos do Chef Alexandre Silva - Malmequer

Pelas mãos do Chef Alexandre Silva - Malmequer

Para doce – não que ainda tivéssemos espaço para mais comida mas não se diz que não a sobremesas, não é… – optámos pelo Bolo húmido de chocolate com caramelo salgado e gel de lima. Eu sou, sem dúvida, uma pessoa de salgados e não sou mesmo fã de caramelo… A sobremesa acabou por ficar mais a gosto da Inês mas, do que experimentei, merece todo o hype! O bolo é delicioso!

O único senão: a terrível enchente do mercado. Optámos por uma quinta-feira à noite porque pensámos que teria menos gente, mas estávamos totalmente erradas. O mercado está cada vez mais cheio e é raro ouvir alguém a falar português. Don’t get me wrong, eu adoro que Lisboa esteja na moda e que Portugal comece a surgir mais no mapa. Mas perco a paciência ao jantar num sítio onde tenho que estar mais de 15 minutos à procura de lugar para me sentar. Os restaurantes são merecedores – e o espaço do Chef Alexandre Silva é, sem dúvida – mas já sabem: têm que ir com uma boa dose de paciência para enfrentar a multidão. Ufff.


 

Alexandre Silva no Mercado
Time Out Mercado da Ribeira,
Avenida 24 de Julho, Cais do Sodré, Lisboa
Aberto todos os dias das 10h00 às 24h00 (até às 02h00 de quinta a sábado)
Preço médio para duas pessoas: 40€