Quando surge no e-mail um convite para um jantar envolto em secretismo, confesso que a curiosidade falou mais alto, misturada com uma certa ansiedade. 
É com muito prazer que vos envio o convite para o jantar a realizar no dia 23 Janeiro em Lisboa pelo colectivo dinamarquês Silver Spoon em parceria com o Eleven Catering – Chef Joachim Koerper” Mal eu sabia que o que me esperava seria tão bom…

O colectivo Silver Spoon tem origem em Copenhaga e durante dois dias esteve em Lisboa para dois jantares muito especiais. É considerada a maior agência de jantares underground, realizando experiências em igrejas, parques de estacionamento, mercados, e outros, em que é o local que determina todo o conceito do jantar – incluindo o menu.


Conchas e Pérolas – Berbigão, cevada, agrião, espuma-de-ostras ~

Lagostim num Derrame – Lagostim, caldo-de-peixe, romanesco, óleo-de-salsa ~

~ Tinta, Lulas e Tentáculos – Polvo, lula, feijão-branco, areia de mandioca, malte, maionese-de-tinta ~


Pesca do Bacalhau – Bacalhau, vieira, puré de cenoura, cebola, couve-flor, manteiga-caramelizada  ~

~Tesouro-lata dum Naufrágio – Cerejas Conservadas em Rum, Calda de Cereja com Mousse de Chocolate com Merengue e Doce de Leite ~ 

Por cá, o ponto de encontro foi a estação de metro do Terreiro do Paço, às 19h30, onde seguimos para jantar – com a temática Under The Deep Sea – ali mesmo, num piso inferior do metro, abaixo da linha de água. O prometido seria “servir um menu de 5 pratos onde se exploram produtos das águas portuguesas e nórdicas. Duas das cozinhas mais ricas do mundo juntam-se, assim, para um jantar memorável.” E foi mesmo memorável.
Passado uma semana, ainda me sinto a salivar só de olhar para estas fotografias e pensar no quão delicioso foi este jantar… Para quem tem instagram, procurem por #ssdeapsea para mais imagens do jantar. Vale a pena!

(photo credits 1-6 Organização, 7 – Fernando Brandão)