Sunburned! - Malmequer

A minha pele é tão branquinha quanto a pele de uma lula albina. E isto não é novidade para ninguém – muito menos para mim. As idas à praia são sempre pautadas por imenso protector solar, aplicado várias vezes e, quase sempre, com a protecção máxima (nunca menos de 30!). Mas, uma vez por outra, lá acontece. Chego a casa e… sunburned!

Aconteceu-me há uns dias. Protetor solar mal aplicado nos ombros e na coxa (que me valeu uma mancha terrível que vai ficar todo o verão for sure!) e um escaldão não muito grave, mas escaldão. É a diferença entre ficarmos com a pele bronzeada e ficarmos com a pele queimada. E trust me – queremos uma pele bronzeada, nunca queimada!

O que é, na verdade, um escaldão?

É, basicamente, a reacção que a nossa pele tem aos raios UV quando exposta demasiado tempo ao sol. O que acontece é que os níveis de hidratação da pele descem e surge a sensação de repuxar e de mal estar. Isto porque os nossos veios capilares começam a ficar mais irrigados para compensar a falta de hidratação e bam! Escaldão!

E se começam a sentir que a pele está assim, só há uma alternativa: sair do sol. A sombra, aqui, é a melhor amiga, a melhor solução! Mas uma coisa é certa: preparem-se para a vermelhidão no chegar a casa.

Seja a fase inicial ou a fase em que a pele começa a escamar, vão sentir que está muito mais seca e a precisar urgentemente de uma hidratação extra. E é aqui que tevem apostar em:

hidratar, hidratar, hidratar!

A pele vai sempre cair, quer queiram quer não. Mas podemos evitar as comichões, o desconforto e as manchas na pele. E como? Com um bom hidratante. Qualquer hidratante de corpo que seja suficientemente rico, vai ser ideal para estes dias. Eu sei que a preguiça às vezes pede por um óleo ou um spray – é mais rápido e mais fácil de aplicar. Mas aqui vão querer usar um creme gordo e bem rico. O me favorito? O da Lancaster, que vos mostrei aqui. Além de me deixar a pele super hidratada, prolonga o bronze. Ou seja, não só alimentam a vossa pele, como ainda ajuda a que o vermelho passe a um douradinho bonito.

Mas não só! Descobri que esta sheet mask da Sephora é perfeita para escaldões. Com todos os componentes incríveis da melancia, é mega hidratante enquanto refresca a pele em simultâneo. É de rosto mas traz também uma máscara extra para aplicarmos na zona do peito – onde a pele é sempre mais sensível e acaba por estar mais exposta. E, para mim, foi quase alívio imediato.

Depois disso, um boost extra no rosto. É tão comum ficar tipo a rena Rodolfo, com o nariz assim coradinho… Não que eu desgoste – dá-nos aquele ar mesmo de praia, não é? But no no. Pele escaldada, com aquele aspecto mesmo sunburned, não pode nunca ser bonita. Portanto, voltamos à palavra de ordem: hidratar. E eu estou a amar testar, finalmente, o tão famoso Ultra Facial Creme da Kiehl’s – que, by the way, está com uma roupinha linda dedicada em Lisboa, numa edição limitada!

E já que falamos em rosto: nunca esquecer os lábios! A pele dos lábios é super super sensível e muito facilmente a queimamos sem dar por isso. Os meus favoritos continuam os mesmos: o Balm dot Com da Glossier ou o mega riquinho Agave Lip Mask da Bite Beauty. Esquecam os batons bonitos e encham os lábios de hidratante – especialmente à noite. Vai fazer maravilhas pelos vossos lábios.

Por muito que tentemos evitar, é muito fácil desleixarmo-nos (ou aplicarmos mal o protector – o meu caso!) e apanhar um escaldãozinho. Nunca esquecer de preparar bem a pele antes de começar a época de praia: esfoliar (amando este da Lancôme), hidratar e nunca sair de casa sem uma boa dose de SPF na pele!

Partilhem comigo: quais as melhores dicas para combater ou evitar os escaldões? Bye bye sunburned skin!