Se têm passado algum tempo no Instagram, já perceberam que muito se tem falado na questão da sustentabilidade. E muito além do que consumimos do nosso planeta, a consciencialização da quantidade absurda de bens materiais que adquirimos tem vindo a aumentar exponencialmente.

Sou honesta: nunca fui de esbanjar que nem uma louca e comprar todas as tendências da estação. Há contas que têm que ser pagas e prefiro sempre ter o meu pé de meia a ter o armário cheio das peças do momento. Mas não serei hipócrita: é claro que cedo e também eu vou em toda a onda exploração textil e o consumo desmesurado no mundo da moda.

Na era da sustentabilidade: do verão para o outono! - Malmequer

Na era da sustentabilidade: as peças que passam do verão para o outono.

Tudo isso está a mudar e confesso que esta mudança de switch no que toca à sustentabilidade me deixa satisfeita. Mais do que nunca estamos a utilizar (e a vender!) roupa em segunda mão, a ponderar nas compras que fazemos, a comprar peças que sejam para a vida… Muito além do olhar, gostar e levar. E confesso que nunca pensei que estas calças brancas iam entrar nesse leque de peças!

Comprei-as a pensar que queria umas calças brancas minimamente largas (porque já sabemos que os meus body issues não me permitem usar calças brancas como eu quero) para poder utilizar nos dias mais frescos de final de verão e início de outono. E hoje em dia dou por mim a combiná-la com malhas e com camisolas mais quentes que nunca sequer havia imaginado. Percebi que consegui transitar esta peça de uma estação mais quente para uma estação mais fria, fazendo apenas alguns ajustes nos coordenados.

Na era da sustentabilidade: do verão para o outono! - Malmequer
Blusa da Primark • Calças da Zara • Botins da Mango • Óculos da Chilli Beans
Fotografias: Márcia Soares

Na era da sustentabilidade: do verão para o outono! - Malmequer

E não é que resultou? Claro que este look tem que levar um casaco quentinho por cima que me aqueça – porque, i mean, já não conseguimos andar só de blusinhas! – mas resultou bem melhor do que esperava! Numa semana que é, por si só, o epítome do consumismo, foquem na sustentabilidade e apostem em compras conscientes e de peças que vão usar mais do que uma vez. E posso, muito facilmente, encaixar estas calças nessa lista de peças! Check!