Quando vos mostrei imagens da minha penúltima semana de Janeiro, a massa de salmão teve algum sucesso. E achei-a tão deliciosa que tinha de partilha-la com vocês! Mais uma vez, foi uma adaptação de uma receita do livro Dias com a Mafalda. 
Ingredientes (serve 4)
1 embalagem de creme fraîche (ou natas frescas, é a mesma coisa)
Ervas picadas a gosto
Esparguete para 4 pessoas (± 400g)
Azeite
1 cebola picada
200 ml de vinho branco
300 g de salmão fumado
raspa de limão
1. Misturar meia embalagem das natas frescas com as ervas picadas – eu usei apenas cebolinho. Temperar com sal e pimenta a gosto. Reservar no frigorifico até uso.
2. Cozinhar a massa de acordo com as suas instruções. Enquanto isso, aquecer o azeite numa frigideira média. Adicionar a cebola e deixar esta cozinhar até ficar meio amolecida. Juntar o vinho e deixar que este borbulhe até reduzir para metade. Adicionar as restantes natas frescar e a raspa do limão e mexer até engrossar. Temperar a gosto. 
3. Depois da massa cozida e escorrida, adicionar-lhe o molho feito previamente. Envolver bem. Juntar o salmão e as restantes ervas. Eu usei uma embalagem de salmão fumado Continente – uma delícia e já vem cortado bem fininho!
4. Por último empratar e servir com uma colher do creme feito inicialmente. Cobrir com as restantes ervas. (Na receita original é acrescentada raspa e sumo de limão nesta fase final. Eu dispenso…)
Embora goste muito de seguir as receitas dos livros, também gosto de lhes dar o meu toque e de as alterar aqui e ali. Já para não falar que não gosto muito de seguir quantidades, faço tudo mais a olho. E, algo que aprendi ser muito importante na cozinha, vou experimentando enquanto vou cozinhando. Só assim posso inventar e moldar um bocadinho as receitas. Esta ficou mesmo ao meu gosto! Ponham as mãos ao trabalho e deliciem-se também! Ainda estão a tempo de a fazer para o jantar!