Sim, já são oito anos de Malmequer. Desde o começo do blog no Sapo até à plataforma atual, já foram muitas as realidades, muitos os conteúdos e muitos os temas. A verdade é que mantenho o mesmo amor pelo blog e, mais do que nunca, sinto que estou a fazer o que realmente gosto.
Nem sempre é fácil e foram oito anos de algumas aprendizagens. E decidi partilhar convoso oito coisas que aprendi em oito anos de blog:
1. // A ser resiliente. Aprendi a lidar com a frustração e a perceber que não tenho que ser sempre perfeita. Tenho que dar o meu melhor – porque o faço em tudo. Mas se não resultou hoje, amanhã há-de resultar. Amanhã faz-se melhor, porque a vida não é só isto.
2. // Que é normal não estar sempre ‘no topo’. Não ter sempre mil ideias, achar que está tudo a correr mal, que os conteúdos não chegam, que não têm interesse. É normal. E o importante, aí, é parar e dar tempo ao tempo, porque…
3. // … a pressão de ter um blog não pode dominar a minha vida. Quando deixamos de fazer as coisas por ‘amor à camisola’ mas fazemos porque têm que ser feitas. E nota-se quando isso acontece. Mais vale desligar uns dias, ganhar inspiração e depois voltar em grande! Tudo ao meu ritmo – que é sempre o melhor para mim.
4. // Que não me posso guiar pelos números. É verdade que quem trabalha connosco quer saber de números. Mas, acima de tudo, aprendi que me sinto mais realizada se me focar na qualidade do meu trabalho. E se isso me trouxer mais seguidores, melhor ainda. Mas – como em tudo o resto na minha vida – aprendi que a qualidade supera a quantidade.
5. // As comparações são inúteis. De nada serve olharmos para aquela blogger e invejar isto, ou olhar para a outra e pensar que não temos aquilo ou que ela é melhor que nós a fazer algo. Não serve de nada. Quanto muito serve de aprendizagem. Porque, na verdade, somos todos únicos e as comparações, na maioria das vezes, só servem para me desmotivar.
6. // Nem todas as pessoas se aproximam pelas melhores razões. O mundo da internet é vasto. E há sempre quem se chegue a nós com segundas intenções. E aprendi que há que saber seleccionar com quem me quero dar, com quem me faz bem, com quem eu sei lidar… Porque também aprendi…
7. // … que há quem me valorize e reconheça mais do que aquilo que eu penso. E mesmo quando eu acho que o trabalho não está no seu esplendor, há sempre alguém que me crítica construtivamente ou que me dá aquela palavra que faz a diferença. E claro, porque em oito anos de blog muitas amizades boas surgiram daqui. E isso faz-me muito feliz.
8. // Que só há uma fórmula milagrosa para ser blogger: ser fiel a mim mesma. Porque é a única forma de eu fazer o que gosto e dar o máximo de mim. E sei que é assim que eu estarei orgulhosa do meu trabalho e do que tenho criado até hoje.
E aprendi que é muito muito bom ter-vos desse lado. Ter quem se identifique com o que eu escrevo diariamente. Obrigada por estarem aí, ao fim de tantos anos. E Parabéns Malmequer. <3
Muitos parabéns, Mafalda 🙂
| INDIGO LIGHTS
parabéns Malmequer! o teu blog é dos meus favoritos, mas de sempre! quando dizes que és fiel a ti mesma, foi sempre isso que senti nas tuas palavras, honestidade e sempre directa ao assunto! vou continuar a vir aqui muitos mais anos. És linda! <3
Parabéns querido Malmequer !!!
Que bom post – e que grande inspiração! Muitos parabéns pelo teu excelente trabalho! 😀
Jiji
Parabéns !!!
Parabéns Mafalda!!!
Um beijinho <3
Parabéns 🙂 8 anos…espero conseguir atingir essa meta com o meu blog.
Gostei muito das tuas "lições". Fazem todo o sentido 🙂 e que nunca percas o amor à camisola.
Há novo post no blog. Queres espreitar? 🙂 http://amarinar.blogspot.pt/2016/01/feijoada-de-pota.html
Parabéns <3 que inspiração Mafalda!! Revejo-me em tanto do que escreveste (apesar de só ter um aninho eheheh) sinto muitas coisas semelhantes.. bom saber que não sou a única e que é importante continuar a lutar por aquilo que gostamos! *
Muitos parabéns pelo blogue 😀
8 anos???? Eu sabia que o Malmequer já existia há uns anos, mas não sei porquê nunca parei para pensar na idade certa. E como assim ao fim de oito anos continuas a escrever com a mesma regularidade, a mesma paixão e a mesma dedicação? Adoro Mafalda! És, sem dúvida, um exemplo a seguir! E depois de te conhecer pessoalmente no Bloggers Camp, ainda tenho mais a certeza disso 🙂 Parabéns Malmequer (e Mafalda!)*
Parabéns Mafalda, é sempre bom vir a este cantinho e ver as novidades que por aqui partilhas, sempre de um ponto de vista muito pessoal e fiel a ti mesma. Venham mais 8, continua o bom trabalho! Beijinho
parabéns
muito sucesso.
Muitos parabéns!! Muitos parabéns por todas as conquistas e que venham aí muitos mais 8 anos, que venham por aí muitas mais satisfações e que continues por muitos e bons anos!
Parabéns pela resiliência! Um grande beijinho
Diana P
Parabéns Malmequer e Parabéns Mafalda! Pois sei bem o quão difícil é ter todos os dias vontade e ideias novas para o blog mas sabe tããão bem ter o nosso espaço onde mostramos aquilo que gostamos e acreditamos. Keep going! Eu vou estar deste lado pelo menos 😉 *beijinhos querida!
Parabéns Mafalda! Que venham muitos mais aniversários. Eu já sigo há algum tempo e hei-de continuar a seguir porque gosto bastante do que partilhas aqui mas acima de tudo da forma como partilhas, sempre fiel a ti própria. 🙂
Beijinho,
Lau
Parabéns. Que venham mais oito com o mesmo entusiasmo e frescura a que nos habituaste. 🙂
E que venham mais oito! Parabéns :p
THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |
MUITOS PARABÉNS MALMEQUER E "MÃE" MAFALDA!
Sou mesmo fã do teu blog e fico super feliz por após 8 anos continuares com as tuas partilhas, opiniões e tudo mais. 😀 Sem dúvida, que quando partilhar os meus blogs preferidos num post o teu está mais que incluindo!
Continua o óptimo trabalho linda!
A foto tá tão mas tão mimosa!!
Boas lições! Acredito que o truque para tudo na vida seja mesmo esse, sermos sempre nós mesmos e darmos sempre o nosso melhor. Parabéns ao Malmequer e que continue sempre sempre a melhorar!
Parabéns ! 8 anos… até fico a pensar como o tempo passa mesmo 🙂
Beijinho