Ao longo das últimas semanas, fui partilhando pelo Instagram as novidades que a Caudalie preparou para este verão. Não é novidade para ninguém que é uma das minhas marcas de eleição e confesso que já ansiava pelos seus solares há uns anos. Bem sei que tinha alguns produtos, mas uma gama como a que foi lançada este ano mereceu tempo e dedicação. E hoje conto-vos porquê. 

Caudalie: proteger a pele — e o planeta. - Malmequer

«Para a minha nova gama de solares, não quis que a proteção da pele pusesse em causa a proteção da natureza. Trabalhámos durante muitos anos para podermos oferecer à pele fórmulas ao mesmo tempo altamente sensoriais e respeitadoras da natureza.»
– Mathilde Thomas, fundadora da Caudalie

Recebi o convite para conhecer toda esta colecção numa manhã ainda chuvosa — já há uns tempos que quero partilhar convosco esta novidade, mas aguardava por dias mais solarengos. E confesso que é uma novidade que só faz sentido ser partilhada por aqui. Afinal, se há algo com que me preocupo é com o cuidado da minha pele, especialmente na altura do verão (quando esta lulinha facilmente vira uma lagostinha). E se aliarmos isso aos cuidados com o nosso planeta, tudo faz (ainda) mais sentido.

Sabiam que, todos os anos, 14.000 toneladas de cremes solares acabam acumuladas nos recifes de coral? É verdadeiramente muito, mas não podemos deixar de proteger a nossa pele contra os efeitos noviços dos UVs. Então, o que fazer para conseguir coordenar as duas coisas? É aqui que a Caudalie age, assumindo que ao proteger a nossa pele, estará também a proteger o planeta. 

E como é que o faz? Ao fim de vários anos de investigação, a Caudalie desenvolveu uma solução que junta o melhor dos dois mundos. São 5 produtos de cuidados solares sem os filtros mais controversos, como o octinoxato e o octocrileno (que se suspeita de serem perturbadores endócrinos) e a oxibenzona (responsável por matar os corais). Dos 7 a 9 habitualmente usados nos protectores solares, a Caudalie manteve apenas 4, mas em doses baixas o suficiente para não serem prejudiciais ao ambiente enquanto asseguram a protecção SPF máxima.

Ou seja, embora estejam a proteger a nossa pele evitando os escaldões (que nunca são saudáveis, não se deixem enganar!), o envelhecimento cutâneo e os cancros de pele, estão também a evitar que os resíduos excedentes dos filtros tóxicos para os corais, se acumulem, prolongando-lhes a vida.

Mas então, o que tem a nova gama de solares da Caudalie?

Tem 5 produtos: Spray Solar Lácteo FPS30 e FPS50, Óleo Solar Sublimador FPS30 e Creme Solar Rosto Antirrugas FPS30 e FPS50 — que todos eles protegem antienvelhecimento da pele até ao coração das células.

Todos eles estão certificados com o selo Ocean Protect — e o que é que isso significa?
Significa que todos eles passaram por testes de validação que garantem a não toxicidade dos filtros Caudalie para as algas — aquele selinho esverdeado que conseguem ver nas novas embalagens dos produtos.

Além disso, os cinco produtos são resistentes à água, com filtros hidrossolúveis que são altamente biodegradáveis, para que (novamente) não entrem em choque com o meio marinho, ajudando na sua prevenção.

Na sua composição, não existe álcool nem silicone — o que os torna totalmente aptos para peles sensíveis. Mas tem dois ricos ingredientes provenientes da videira: a água de uva bio e o óleo de uva. E a eles, junta-se a novidade: o completo antioxidante patenteado com polifenóis, extrato de abeto e vitamina E. Todas elas revelam, ao longo do tempo, um bronzeado luminoso e duradouro (o que eu preciso, muito!).

Caudalie: proteger a pele — e o planeta. - Malmequer

Tudo isto aliado ao uso continuado da gama Vinoperfect, é a promessa de uma pele ser marquinhas do sol. Let’s be honest here: eu não apanho demasiado sol. Não passo horas na praia nem permito que o meu rosto apanhe muito sol. Mas estaremos enganados se acharmos que o protector solar é só para a praia — não é. E quando aliada a uma gama anti-manchas, a promessa é um final de verão com um rosto bronzeado e sem marcas nocivas do sol.

Portanto… acabaram-se as desculpas. Protecção do rosto e do ambiente num só produto, para usar todos os dias. Bom verão!

Tags