



Há umas semanas, tive a oportunidade de fazer um teste de intolerância alimentar – que vos irei falar em breve – e descobri que o meu corpo estava a reagir mal a alguns alimentos. E a verdade é que, olhando para trás, consigo identificar todas as reacções no meu corpo.
Por isso mesmo, a busca por alternativas começou! Duas das coisas que o meu corpo não tolera é o gluten e a lactose, ou seja, tudo quanto seja trigo e leite de quase todo o tipo. E embora não sejam coisas que eu tenha em excesso na minha alimentação, apercebi-me que tinha que fazer mudanças. O pão de centeio que comia todas as manhãs, tinha que ir à vida.
As alternativas? Pão muito caro, com alternativas que também não tolero (o milho, por exemplo) e que me dura pouco mais de dois dias. Ou seja, está na altura de pôr mãos à massa, literalmente!
E depois de várias tentativas, eis que o meu pão sem culpa saiu bem, pela primeira vez. É um pão com farinha de arroz e sem qualquer tipo de gluten ou lactose. Mas igualmente delicioso!
Pão de Arroz
Ingredientes
- 4 chávenas de farinha de arroz
- 2 chávenas de bebida de aveia, arroz ou amêndoa
- Meia chávena de sementes de girassol
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher de sopa de vinagre de sidra
- Opcional: 1 colher de sopa de mel ou xarope de ácer
#1. // Pré-aquecer o forno a 170ºC e untar uma forma de bolo inglês com azeite.
#2. // Numa taça grande misturar bem a farinha, as sementes, o sal e o bicarbonato. Adicionar o leite, o vinagre, o xarope de ácer e envolver tudo, sem mexer em demasia.
#3. // Levar ao forno por 50 minutos. Quando terminar o tempo, retirar mas deixar o pão arrefecer dentro da forma por mais 10/15 minutos.
Experimentem e partilhem comigo o resultado! 🙂
CategoriesSem categoria
Que alterações costumavas sentir no teu organismo? Beijinhos.
Vou contar tudo em breve mas muito inchaço e colites. Tudo resultado de várias coisas que o meu corpo não tolera!
Beijinhos
E não precisas de deixar levedar antes de ir ao forno ?
Fico à espera de sabes mais dessa intolerância alimentar. *
Olá Joana.
Não – só fazer a mistura e ir ao forno. Sem levedar! 🙂